Notícias e Eventos

Voltar
08/08/2018

Consultoria visando melhorias na construção civil é apresentada

Profissionais da Fiesc/Senai apresentaram aos associados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense, o Sinduscon, um programa de consultoria voltado à qualificação e aperfeiçoamento da Norma de Desempenho de Edificações (NBR) 15575.

A NBR-15575 tem como base a garantia de segurança e qualidade das obras e edificações, acompanhando o atual nível de exigência do mercado e atendendo com ainda mais eficiência o consumidor na compra do imóvel.

Ela estabelece alguns requisitos, também na questão conforto, em cada um dos sistemas que compõem uma edificação, como estrutura, vedações, pisos, instalações e coberturas. A NBR-15575 é a primeira norma a tratar da qualidade dos produtos da construção civil, bem como a sua utilização pelos consumidores.

Ela está se tornando um dos principais indicadores de desempenho de uma edificação, certificando assim sua excelência.

Já caracterizada como um marco regulatório no setor da construção civil, a NBR-15575 envolve todos os profissionais da cadeia produtiva. Reforça ainda a relação de corresponsabilidade entre projetista, fabricantes, construtores, incorporadores e consumidores, criando então uma linguagem unificada e transparente.

Segundo o consultor da Fiesc/Senai, Filipe Pires Francisco, o programa tem duração de oito meses e, além de trazer uma série de benefícios, direciona as atividades do projeto.

“Dentre elas o cumprimento da legislação em relação ao Código de Defesa do Consumidor, maior durabilidade das edificações, menor custo em manutenção, melhor satisfação do cliente final e menor custo com assistência técnica”, elencou.

Para o presidente do Sinduscon, Olvacir Fontana, a iniciativa da Fiesc/Senai reforça o compromisso de atualizar e aperfeiçoar os profissionais envolvidos no setor, sendo o Sinduscon uma ponte para que a consultoria se concretize tornando o Sul catarinense pioneiro e exemplo nesta questão.

“Esta norma estabelece exigências, das quais destaco itens como esquadria, laje e acústica, de suma importância na construção civil. A consultoria, além de melhorar ainda mais o trabalho do profissional, que irá atuar com mais direcionamento e de forma padronizada, irá refletir muito na qualidade do produto final, e quem ganha é o consumidor”, analisa.