Notícias e Eventos

Voltar
05/03/2018

É de alma sul-catarinense a quarta melhor receita do Brasil

Da cozinha da vó Leonice para o Brasil. O talento da jovem confeiteira Denise França, da empresa de Braço do Norte, Áurea Alimentos, ganhou reconhecimento nacional com a projeção no programa de culinária mais conceituado da TV brasileira: O Mais Você, com Ana Maria Braga.


O delicioso Bolo Farofa, que leva doce de leite, coco e damasco dentre os ingredientes, ficou entre as 20 melhores receitas em uma competição do gênero do programa matinal da Rede Globo desbancando o quarto lugar no Top 20 Receitas.


A receita ganhou também as redes sociais sendo reverenciada publicamente pelos apresentadores globais Zeca Camargo e Cissa Guimarães. E Denise quer ir além e se aperfeiçoar internacionalmente. Nos planos está a realização de cursos internacionais de gastronomia, um deles na Le Cordon Bleu, em Paris, para se especializar ainda mais na área e conhecer novas origens.


E foi de última hora que a confeiteira resolveu encarar o concurso top 20 Receitas da Ana Maria Braga fazendo a inscrição faltando uma semana para o término.


“Minha mãe, dona Mary, fazia o Bolo Farofa quando eu era pequena. É uma receita muito conhecida. Mas para chamar a atenção do público e da Ana Maria Braga eu queria algo com um grande significado na minha vida e também um diferencial, realmente para chamar a atenção da Ana Maria. Então mudei totalmente o recheio e deu certo. Agradar o paladar dela foi surreal pra mim”, comemora.


Denise sempre foi uma grande fã da Ana Maria Braga e telespectadora ativa em todos os programas da apresentadora. “Foi um sentimento de realização não só profissional, mas pessoal também. A concretização de um sonho”, caracteriza.

Mas os segredos do Bolo Farofa ganharam também outros famosos paladares. A Ana Maria Braga gostou tanto que levou para os convidados em sua casa.


“A Cissa Guimarães foi só elogios. O Zeca Camargo além de elogiar no programa, respondeu o meu direct no Instagram me dando os parabéns e dizendo que estava ‘bão’ demais. Não sabia se pulava, gritava ou agradecia ao mesmo tempo. Um sentimento incrível de que minha caminhada até aqui valeu a pena”, exalta.


Amor, trabalho e pés no chão. Apesar de protagonizar a quarta melhor receita do Brasil, Denise não se considera uma das melhores confeiteiras do país, mas ressalva que está trabalhando para que isso aconteça. “A gastronomia está cada vez mais firmando o seu espaço no Brasil e isso é muito gratificante”, observa.

 

Chef especialista do Sabor


Denise é chef Especialista do Sabor da Áurea Alimentos. O programa da empresa, além de ensinar a desvendar os mistérios da culinária e a utilização correta dos produtos, produz novos chefs para cozinhar para a família, amigos e até para garantir o sustento de casa.


Aliás, a trajetória na empresa braçonortense começou com a indicação de uma grande amiga.


“Sou eternamente grata a minha amiga Rose. Ela acreditou no meu trabalho e na minha força de vontade. Eu amo o meu trabalho e a Áurea Alimentos acredita em mim. Uma empresa que me enche de orgulho, sempre inovando e valorizando o nosso trabalho. É uma família onde tudo é feito com muito carinho e comprometimento. Uma empresa que segura na sua mão e diz  ‘vamos conquistar juntos’. Tenho muito amor e gratidão em fazer parte da Áurea. Sou de São Paulo, capital, e Braço do Norte é a minha segunda casa”, declara.

Influência da família

Denise iniciou cedo na confeitaria, por influência da família, principalmente da vó Leonice, em São Paulo (SP). “Adorava ficar horas e horas com ela na cozinha”, lembra. Aos 13 anos, já começou a fazer encomendas de doces e, como sempre foi independente, vendia pirulitos de chocolate na faculdade.


“Aos 18 anos iniciei a vida acadêmica, fiz o curso de publicidade e propaganda, mas a vida me levou novamente para a gastronomia. Adoro essas voltas que a vida dá. Hoje penso que tudo que vivi foi para chegar onde estou hoje, aos 29 anos, realizada profissionalmente”, celebra.


Para ela cozinhar é amor, carinho e respeito. “Esta é a receita perfeita. Você consegue demonstrar o amor por alguém especial cozinhado o prato preferido dela ou mesmo faz com que ela se lembre de um sabor da infância ou de algum momento especial. Adoro inovar, criar e experimentar ingredientes novos, mas sem abrir mão dos clássicos”.

Oportunidade de ensinar


Assim como as demais chefs do programa da Áurea, Denise tem a oportunidade de disseminar conhecimento e até de ajudar na renda dos alunos sendo Chef Especialista do Sabor.


“Eles aprendem comigo e eu com eles. Todos são extremamente importantes pra mim. Existem muitas pessoas que participam dos meus cursos para garantir o sustento da família. Eles são minha inspiração”, acrescentando que tudo é feito com muito amor para os alunos, testando receitas e analisando o mercado.


“Estou sempre atualizada, pois nesse ramo ‘chove’ novidades. O carinho que eu recebo de cada um deles faz com que eu fique cada dia mais forte e mais determinada a continuar o meu trabalho. Gostaria de deixar aqui o meu agradecimento a todos os meus alunos, a minha família, especialmente em memória do meu pai Domingos. Apesar de falecido, ele está sempre presente na minha vida e me incentivava muito”, finaliza.